Loading…
 +351 253 208 230 [chamada para rede fixa nacional]

Réplica em lego do Santuário do Bom Jesus de Braga conta com mais de 17 mil peças

Réplica em lego do Santuário do Bom Jesus de Braga conta com mais de 17 mil peças

Muitos são os entusiastas de legos que, neste dia de calor, rumaram ao Altice Forum Braga, para ver os 8 milhões de peças espalhadas por uma área de 5 mil metros quadrados. A fila na abertura de portas em mais um dia da Braga Brick Fan Event adivinha um fim-de-semana com muita procura daquela que é considerada a maior exposição ibérica de construções.

Custódio Freitas ou Tozé, como é mais acarinhado, tem 56 anos e veio desde Marco de Canaveses à Braga Brick Fan Event, exibir a sua arte. Trouxe consigo majestosas construções como o Cristo Redentor, a Câmara Municipal de Marco de Canaveses, a Capela das Aparições, o Convento da Alpendurada que apelida como o seu ex-libris, pois continua a ser especial “foi a minha primeira construção pessoal e continua a ser a que tenho mais orgulho”, afirma. Estas são só algumas das centenas de construções que tem vindo a criar desde 2016. Mas não foi só nesta altura que o encanto pelo mundo da LEGO começou. Quando tinha cinco anos, os pais ofereceram-lhe a sua primeira caixa LEGO e Tozé ficou logo apaixonado. Com os seus primeiros três conjuntos da marca, conseguiu criar a sua primeira própria construção (MOC), um autocarro. 

Depois de na última edição da Braga Brick, em 2021, ter exibido a Capela de São Frutuoso de Montélios, Tozé foi encorajado a surpreender nesta edição. Conta que se tratou de um pedido especial “o presidente da Câmara Municipal de Braga, depois de ver a peça de São Frutuoso em 2021, pediu-me que o surpreendesse nesta edição de 2023, com a figura classificada como Monumento Nacional e declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, o Bom Jesus de Braga”. Para Custódio Freitas, as suas construções de eleição são as igrejas, pela sua beleza, pelos seus detalhes pormenorizados e este santuário, com os pormenores diferentes que possui nos telhados, por isso para o construtor, esta foi uma proposta recebida com entusiasmo. Em esboços desde fevereiro, a construção com mais de 17 mil peças, demorou na totalidade cerca de três meses a ficar completa, um hobbie ao qual Tozé dedicava-se somente depois do jantar, conjugando ainda mais duas ou três peças ao mesmo tempo. O trabalho não passava apenas pela construção da peça, mas por tudo o que antecedia esta etapa. Desde o seu esboço, o registo fotográfico de todos os pormenores, neste caso, sem nunca ter visto o santuário ao vivo, a escolha e quantidade das peças lego necessárias e a pesquisa online, ver onde podem ser compradas a preços mais acessíveis, requer sempre um trabalho complementar. Para Tozé este é um dos principais problemas “por exemplo para um total de 30 peças, havia três que eram vendidas na França, outras duas na Alemanha e para uma construção, às vezes necessito de fazer imensos seis pedidos de países diferentes”. 

Uma das peças-chave que o AFOL possui é a Capelinha das Aparições e a Azinheira, presentes no Santuário de Fátima, construída para o Centenário das Aparições, em 2017. Tozé sublinha a intensidade da sua construção “quando esteve exposta pelas primeiras vezes, havia uma enorme adesão, com imensa fila para ver um dos símbolos mais religiosos a nível mundial, havia até quem chorasse ou se benzesse”.

Sofia Paredes, artista de Braga, olha para os legos de uma forma diferente. Com várias criações expostas na Braga Brick, pinta e dispõe os blocos de forma criativa, criando telas tridimensionais. Começou com uma mesa e só mais tarde, depois de ter visto algo na internet começou a ganhar o “bichinho” pelos legos. Sem saber ao certo o que fazer com este gosto, recebeu o convite de uma amiga, para expor os seus quadros no restaurante bracarense Caldo Entornado, onde estiveram cerca de ano e meio, tendo sido a exposição mais vista do restaurante. Dedicada às manualidades desde criança, Sofia trouxe várias peças à Galeria de Arte da Braga Brick, novo espaço da feira dedicado às onze manifestações artísticas.

O apresentador de televisão, Jorge Gabriel visitou , este sábado, dia 7 de outubro, a Braga Brick e afirmou que "se ainda não começaram a vossa coleção de Lego, ela vai iniciar-se aqui!". Depois de visitar todos os stands e ficar encantado com as construções, o embaixador da Braga Brick Fan Event, convidou todos a visitarem a exposição, que irá já para o último dia da quinta edição.

À semelhança da última edição e com o grande sucesso que teve, também o cartoonista bracarense Adão Silva, se juntou este sábado à edição da Braga Brick Fan Event, com as suas caricaturas. Numa maratona imparável desde a abertura de portas, o cartoonista presenteia, gratuitamente, os visitantes que queiram levar para casa um retrato seu. O artista estará presente ao longo do dia de amanhã, durante todo o período do evento, das 10h às 20h. Devido à grande afluência, o público interessado numa caricatura, deverá retirar uma senha e esperar pela sua vez.

De modo a uniformizar todas as feiras com organização da Investbraga, procedeu-se a uma fixação na tipologia dos bilhetes. Dos 0 aos 3 anos, a entrada é gratuita. Dos 4 aos 10 anos, é cobrado um valor de 1,5€ e a partir dos 11 anos, é cobrado o valor de 2,5€. Os bilhetes podem ser comprados nas bilheteiras do Altice Forum Braga, em Meo Blueticket e na loja POP-UP instalada na Avenida Central. Devido à grande afluência ao evento, é aconselhável a aquisição prévia dos bilhetes. 

A feira pode ser visitada nos seguintes horários:
-Dia 8 de Outubro, domingo: das 10h00 às 20h00

+2898418

VISITANTES

+1210

EVENTOS

+260

CONGRESSOS

+444

ESPETÁCULOS

Conheça todos os eventos

Agenda

Conte connosco para a organização do seu evento

No Forum Braga encontra espaços e uma equipa com vários anos de experiência que vão tornar o seu evento inesquecível.

Parceiros de Negócio

Altice

FORUM BRAGA

Um fórum moderno, interativo e ambientalmente sustentável, pensado e feito para as pessoas. Um ponto de encontro para negócio, cultura e com múltiplas valências para fazer sonhar e concretizar todo o tipo de experiências.

JÁ DISPONÍVEL | App Forum Braga

Contactos

Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves
4715 - 558 Braga
Ver Mapa
Obter Direções

T.: +351 253 208 230[chamada para rede fixa nacional]