Loading…
 +351 253 208 230 [chamada para rede fixa nacional]

56ª edição da AGRO torna-se palco de festival de sabores, conhecimento e entretenimento

56ª edição da AGRO torna-se palco de festival de sabores, conhecimento e entretenimento

As ações de showcooking vão ganhar uma nova dimensão na 56ª edição da AGRO. Aos jovens talentos, juntar-se-ão chefs conceituados para demonstrações de uma panóplia de receitas, onde se incluem doces e gastronomia local com harmonizações de vinho. Mais de 40 showcookings, workshops, degustações e atividades, animam os quatro dias do evento, entre 21 a 24 de março, Altice Forum Braga.

No arranque do evento, o pelouro da Educação do Município de Braga, em colaboração com a associação 5 ao Dia e o Mercado Abastecedor de Braga (MARB), vão apresentar um showcooking sobre alimentação saudável, dedicado à promoção do consumo de frutas e hortícolas. No mesmo dia, a Quinta Pedagógica de Braga vai ensinar às crianças mais sobre sementeiras e plantações, aprendendo a conhecer diversas espécies de plantas. Já na novidade da zona do sintético, no picadeiro, o passeio a charrete será mais um dos momentos lúdicos organizados pela Quinta Pedagógica. Estas atividades repetem-se ao longo dos quatro dias do evento.

Em dia de inauguração e visita oficial, marcada para as 11h00, também a Escola Profissional Profitecla, vem à AGRO apresentar um conjunto de propostas gastronómicas. Gonçalo Cruz e Rafael Costa apresentam-se, para uma demonstração de “Flair Bartending”. Da parte da tarde, em colaboração com Fernando Pinho, protagonizam um showcooking e workshop “Abertura de Vinho a Fogo e Sabre”. Já o expositor Pipa dos Sabores em colaboração com o produtor Tiago Moreira da Bee Prado, vão apresentar um showcooking “Provas Organoléticas – Diferentes tipos de mel e benefícios”.

O projeto Amar o Minho, traz à Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação, o tradicional prato da região, papas de sarabulho pelas mãos do chef António Vinagre, com harmonização de vinho da Quinta das Pereirinhas. Já a Confraria dos Sabores e Tradições Gastronómicas de Braga (BAFA), vai protagonizar o showcooking com o doce toucinho do céu, pelas mãos do chef pasteleiro Luís Silva da Inovadoce e ainda uma harmonização de vinhos da Quinta da Pegadinha.

No segundo dia do certame, o Pelouro da Educação em parceria com a ATAHCA, vão entrar na cozinha com o showcooking “Cávado com Sabor” em combate ao desperdício alimentar. A FUTURAGRI em colaboração com a Quinta de Pedagógica de Braga, vai promover atividades de levar as mãos à massa, também com a apresentação do projeto FUTURAGRI e o desafio da PAC. O final da manhã está reservado à Escola Profissional de Braga, que apresentará uma sugestão para a hora de almoço, com o prato arroz e frango, por Pedro Leite. O dia será de destaque com a celebração da cerimónia oficial do Dia da Galiza, pelas 12h00, no stand da Fundación Semana Verde de Galicia.

No seguimento das atividades do dia, a Associação Interprofissional do Leite e Lacticínios (ALIP), em colaboração com o projeto Leite É Vida, conduzirá uma sessão educativa dedicada ao Queijo Fresco. Seguidamente, a Casa Escola Agrícola Campo Verde vai organizar uma atividade de partilha de conhecimento, na qual os alunos de turismo ambiental e rural de São Tomé e Príncipe terão a oportunidade de preparar o doce tradicional “Loço Doxi”. Esta iguaria típica de São Tomé e Príncipe é feita a partir de ingredientes locais, como cacau, açúcar e leite de coco. No mesmo dia, haverá espaço, ainda, para a associação Amar o Minho dinamizar uma degustação sobre “Rota do Loureiro de Amares”. Já a BAFA traz o chef Leonel do Grupo Mélia, para ensinar como se faz “Arroz de Pato à Moda Antiga”, um prato harmonizado com vinho das Quinta da Pegadinha.

A manhã de sábado começa de forma doce, com a Maria Silva - Catering & Eventos a liderar um showcooking dedicado a bolos e bolachas brownie. Por outro lado, a Quinta Pedagógica, o MARB e o Mercado Municipal vão demonstrar como preparar "Couves com Feijão e Broa", acompanhado pela harmonização do vinho Foral de Monção, Reserva de Alvarinho. Para equilibrar os pratos anteriormente confecionados, a EPB juntamente com Moisés Silva, preparam um showcooking onde a fruta será a principal protagonista.

Num evento organizado pela Quinta Pedagógica de Braga, os tradicionais doces de Braga, os "Fidalguinhos", serão apresentados em destaque, acompanhados por uma harmonização dos vinhos Quinta da Pegadinha – Loureiro (2022) e Quinta das Pereirinhas - Grande Escolha Alvarinho (2022). Também de organização da Quinta Pedagógica de Braga e pelo Leroy Merlin, o workshop "Como Fazer um Jardim Suspenso" será uma das atividades em destaque, proporcionando aos participantes conhecimentos práticos sobre esta técnica de jardinagem tão popular. O chef José Dias, do restaurante Bem-me-Quer, vai revelar os segredos do delicioso Bacalhau à Braga, numa harmonização com os vinhos da CAVAGRI - Cooperativa Agrícola do Alto Cávado, organizado pelo Município de Braga, enquanto o Município de Barcelos, em colaboração com a Confraria do Galo de Barcelos, traz o autêntico Galo Assado à Moda de Barcelos para a mesa.

Não faltarão também propostas de street food e eventos da Frescas Surpresas Lda, bem como uma demonstração especial de pica no chão pelo Chef Leonel Martins, acompanhada pela harmonização com o distinto Vinho Alvaminho, uma experiência gastronómica organizada pelo Amar o Minho.

No último dia do evento, especialmente dedicado às famílias, será apresentado um extenso programa de showcookings, decorrendo entre as 10h e as 19h45. Durante a manhã, o expositor Pipa dos Sabores, representado pelo produtor Ricardo Cardoso, vai ensinar mais sobre "O Sabor e Tradição do Azeite do Douro". Num evento organizado pelo Município de Braga em colaboração com a CAVAGRI, o restaurante Esperança Verde ficará encarregado de preparar o prato "Lombo Minhoto, Fungos e Raízes", harmonizado com vinhos CAVAGRI. A tarde terá início com a demonstração do "Tradicional Folar Limiano e Fumeiro" de Ponte de Lima, pelo chef Vítor Lima.

Para todos as crianças que estejam de visita à 56ª edição da AGRO, a Quinta Pedagógica de Braga proporcionará uma atividade de “Medalhões dos Super-Animais”. No último dia do evento, com organização pelo Amar o Minho, os jovens chefs do Minho Young Chef Awards apresentam receitas inovadoras ao público. Além disso, o Município da Póvoa de Varzim trará a Braga, também no domingo, 24 de março, a Horpozim – Associação Empresarial Hortícola, para preparar e servir a deliciosa "Sopa da Póvoa". Por fim, o Município de Barcelos apresentará no último showcooking do evento o Restaurante Chuva, com a sua especialidade de "Papas de Sarrabulho À Moda de Barcelos".

Durante os quatro dias do evento, o espaço da feira AGRO será animado com atuações da TUM – Tuna Universitária do Minho, do Tunão – Tuna Académica Feminina da Universidade do Minho, Bomboémia – Grupo de Percussão da Universidade do Minho, Augustuna – Festival Augustuna do Minho, Grupo de Folclore – Rusga de Merelim de São Paio Braga, GFUM – Grupo Folclórico da Universidade do Minho e Grupos de Fado da ARCUM. Outros destaques do programa, sendo uma das atrações deste ano, incluem a exposição de alfaias agrícolas antigas, organizada pela InvestBraga e Fundimóveis, bem como espetáculos de esculturas de madeira ao vivo, obra do escultor Emanuel, numa parceria do expositor Vasco de Carvalho, juntamente com a InvestBraga. A Associação de Festas de São João de Braga vai percorrer o recinto, no sábado, dia 23 de março, no sentido de divulgar a festa de São João de Braga.

Uma das estreias deste ano, situada no novo espaço da área exterior - o picadeiro -, serão os deslumbrantes espetáculos de Cavalos Lusitanos, envolvendo uma sinfonia de Som, Luz e Fado, organizados pela InvestBraga em colaboração com a Coudelaria da Malafaia. Os espetáculos estão marcados para sexta-feira, 22 de março, pelas 21h30 e sábado, 23 de março, pelas 17h00. A realização do espetáculo está dependente das condições climatéricas.

Desloque-se até à AGRO de autocarro

Um ano mais, no que se refere aos Transportes Públicos de Braga (TUB), durante o fim de semana, 23 e 24 de março, os TUB terão linhas especiais até à feira, das 14h00 às 19h00, a partir do E.Leclerc e do Minho Center, pelo valor de um euro, ida e volta. Quem apresentar o bilhete de autocarro à entrada do recinto, terá um desconto de 50% no ingresso para a feira.

Os bilhetes para os quatro dias de feira já estão à venda nas bilheteiras do Altice Forum Braga e em Meo BlueTicket (https://blueticket.meo.pt/Event/8010/). A entrada é gratuita até aos 12 anos e, a partir dos 13 anos, custa 3,50 euros por dia.

O programa da 56ª edição pode ser consulta aqui.
Toda a informação sobre a AGRO pode ser consultada em www.forumbraga.com/Feiras/Agro.

+2584846

VISITANTES

+1121

EVENTOS

+238

CONGRESSOS

+416

ESPETÁCULOS

Conheça todos os eventos

Agenda

Conte connosco para a organização do seu evento

No Forum Braga encontra espaços e uma equipa com vários anos de experiência que vão tornar o seu evento inesquecível.

Parceiros de Negócio

Altice

 

Sagres

FORUM BRAGA

Um fórum moderno, interativo e ambientalmente sustentável, pensado e feito para as pessoas. Um ponto de encontro para negócio, cultura e com múltiplas valências para fazer sonhar e concretizar todo o tipo de experiências.

JÁ DISPONÍVEL | App Forum Braga

Contactos

Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves
4715 - 558 Braga
Ver Mapa
Obter Direções

T.: +351 253 208 230[chamada para rede fixa nacional]