Loading…
 +351 253 208 230 [chamada para rede fixa nacional]

Elegância Canina e Felina em destaque na Expo Animal de Braga

Elegância Canina e Felina em destaque na Expo Animal de Braga

Este sábado, 11 de novembro, o Altice Forum Braga abriu as portas para a nona edição da Expo Animal, com a garantia de um fim de semana repleto de experiências inesquecíveis para os amantes de animais. O evento conta com a Competição Nacional e Internacional de Cães e Gatos, exposição de animais exóticos, workshops e venda de produtos dedicados aos pequenos melhores amigos.

Mais de 200 gatos e mais de 1000 cães estão a participar nos concursos do evento bracarense, ocupando uma área total de 7.800 metros quadrados. Desde as primeiras horas que a atmosfera foi vibrante, tendo os visitantes já ultrapassado as expectativas. "Orgulhamo-nos de dizer que a Expo Animal é das exposições mais visitada a nível nacional”, expressou o administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva. 

Salvador Janeiro, diretor técnico da Expo Animal e juiz internacional de todas as raças, agradeceu a calorosa receção do público bracarense e destacou a presença de competidores de alta qualidade: “Temos aqui todos os ingredientes para a boa divulgação da canicultura a nível nacional e internacional.” Nas provas inscreveram-se criadores de vários países que procuravam os últimos pontos para vencerem na sua categoria. “Temos muitos estrangeiros e aqueles que vêm são de alta qualidade e grandes campeões”.

O sábado foi marcado pela 16ª Exposição Canina Nacional, aberta aos exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas.

O grande vencedor do dia (Best in Show - B.I.S.) foi o Caniche Gigante Preto, de nome Daniarte Tease the Big Waves - um cão português, da criadora Daniela Duarte. A escolha, realizada pelo juiz internacional John Wash, destacou a expressão única, proporções e angulações do vencedor.

O diretor técnico confessou que a escolha não foi fácil. “Os que estavam na final eram os melhores e eram todos diferentes. O vencedor é o cão mais próximo daquilo que dita a Federação Cinológica Internacional e que é emanado pelo país de origem.” Salvador Janeiro acrescentou ainda que o caniche “Foi passado de uma forma linda!”. 

Em competição estiveram cães de várias raças como Barbado da Terceira, Cão de Pastor Australiano, Cão de Pastor Alemão, Bobtail, Bearded Collie, Border Collie, Rough Collie, Smooth Collie, Cão de Pastor Belga, Shetland Sheepdog, Welsh Corgi, Boxer, Dobermann, Pinscher Miniatura, Dogue Alemão, Schnauzers, Bulldog Inglês, Cão de São Bernardo, Mastiff, Cão de Gado Transmontano, Rafeiro do Alentejo, Mastim dos Pirinéus, Mastim Espanhol, American Staffordshire Terrier, Bull Terrier Miniatura, Bull Terrier Standard, Staffordshire Bull Terrier, Bedlington Terrier, Fox Terrier, Terrier Brasileiro, Welsh Terrier, Cocker Spaniel Americano, Cocker Spaniel Inglês, Retrievers, Bouledogue Francês, Chihuahua, Epagneul Pequinês, e ainda outras, completando 10 grupos.

Esta competição elegeu, durante a tarde, os Melhores Jovem Promessa; Bebé; Cachorro; Par; Grupo de Criador; Veterano; Reprodutor; Exemplar de cada Grupo em competição e Melhor Exemplar de Raças Portuguesas. Realizou-se ainda a Exposição Especializada de Cães de Companhia e a competição Monográfica do Cão São Bernardo.

Os melhores classificados avançaram para as finais da tarde, onde tiveram a oportunidade de brilhar no ringue principal, na disputa pelos Grandes Prémios B.I.S.

O Clube Português de Felinicultura promove também a competição de gatos durante os dois dias do fim de semana.

A gata espanhola Hannah, Ragdoll Azul Bicolor, da criadora Jéssica Martínez, foi a Melhor da Apresentação (B.I.S). Esta exemplar já tinha sido considerada Campeã do Mundo nas competições de Estrasburgo. 

Fora das competições, os charmosos gatos ficavam expostos nas suas casotas translúcidas, permitindo que todos vissem espetáculos de fofura enquanto dormiam e eram tratados pelos criadores, que os escovavam, alisavam e mimavam. Muitos criadores permitiram que crianças brincassem com os seus animais, ensinando-lhes as técnicas que usam em competição.

O dia foi repleto de experiências, dentre elas o espetáculo didático com mochos, bufos, águias e répteis como cobras, camaleões e lagartos, promovido pelo AquaShow, que encantou entusiastas de todas as idades. No final de cada sessão, o público aproveitou para tirar uma fotografia com o seu animal preferido, podendo segurá-lo no braço.

Também o expositor O Encanto das Corujas proporcionou experiências únicas com as aves. Três pequenas corujas fizeram a alegria das crianças que podiam acarinhá-las.

Pequenas víboras, cobras, tarântulas, escorpiões e insetos expostos no stand da Reptimundo atraíram a atenção dos curiosos. Famílias fizeram fila para apreciar cada detalhe dos animais exóticos.

Também os cães de segurança se destacaram. O Grupo Operacional Cinotécnico (GOC) da Direção-Geral Reinserção e Serviços Prisionais fez uma demonstração que incluiu exercícios de respeito e uma performance de imobilização de um indivíduo violento. 

A APETCão, Associação Portuguesa de Educadores e Treinadores Caninos, iniciou o seu 3º Congresso, no Pequeno Auditório do Altice Forum Braga, que decorre até domingo. Nesta sessão, direcionada para profissionais da área de saúde dos animais, estão a ser debatidos temas relacionados com a ansiedade dos cães, alimentação natural, patologias físicas e as alterações comportamentais associadas, profilaxia médica e sanitária em contexto de escolas de treino, hotéis, creches e transportes, cães potencialmente perigosos, escolha e preparação do cão, legislação de creche, hotel e transporte ou vacinação/socialização. 

O domingo será também dia de competições, com a 13ª Exposição Canina Internacional, que incluirá a eleição do Troféu Jovem Apresentador.

Salvador Janeiro antecipa as provas programadas: “Teremos a disputa do Certificado de Aptidão ao Campeonato Internacional de Beleza. Vamos ter juízes internacionais e mais juízes nacionais. Esta é a festa da canicultura em Braga, que se realiza há 17 anos. Este ano contamos com o apoio da Arion, o nosso patrocinador e responsável pelos troféus”.

Henrique Martins, diretor comercial das Feiras, Congressos e Eventos, conclui que “A Expo Animal é mais do que uma simples feira, é um evento que fortalece os laços entre aficionados de cães e gatos, promovendo o respeito, o conhecimento e o carinho pelos nossos amigos peludos. É uma exposição perfeita para ser visitada também pelo público em geral e famílias.”

Com acesso gratuito para visitantes até aos 3 anos, os bilhetes terão um custo de 1,5 euros dos 4 aos 10 anos e a partir dos 11 anos terão um custo de 3 euros, estando à venda nas bilheteiras do Altice Forum Braga e Meo BlueTicket.

A Expo Animal é organizada pelo Altice Forum Braga, InvestBraga e pelo Município de Braga, contando com o apoio do CPC – Clube Português de Canicultura e CPF – Clube Português de Felinicultura.

Horários Expo Animal:
Dia 12 de novembro: das 10h00 às 19h00

Saiba mais sobre a Expo Animal em https://www.forumbraga.com/Feiras/Expo-Animal

+2584846

VISITANTES

+1121

EVENTOS

+238

CONGRESSOS

+416

ESPETÁCULOS

Conheça todos os eventos

Agenda

Conte connosco para a organização do seu evento

No Forum Braga encontra espaços e uma equipa com vários anos de experiência que vão tornar o seu evento inesquecível.

Parceiros de Negócio

Altice

 

Sagres

FORUM BRAGA

Um fórum moderno, interativo e ambientalmente sustentável, pensado e feito para as pessoas. Um ponto de encontro para negócio, cultura e com múltiplas valências para fazer sonhar e concretizar todo o tipo de experiências.

JÁ DISPONÍVEL | App Forum Braga

Contactos

Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves
4715 - 558 Braga
Ver Mapa
Obter Direções

T.: +351 253 208 230[chamada para rede fixa nacional]