Loading…
 +351 253 208 230 [chamada para rede fixa nacional]

"É importante que nos ajudemos uns aos outros a promover as feiras"

"É importante que nos ajudemos uns aos outros a promover as feiras"

31 março 2023 | 00:00

Ler mais
  • Data: 31 março 2023 | 00:00

Descrição

“É importante que nos ajudemos uns aos outros a promover as feiras”, sublinhou o administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva, durante a cerimónia do Dia da Galiza, que se voltou a assinalar na AGRO – Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação. A iniciativa, que decorreu esta sexta-feira, 31 de março, contou com a presença do vereador do Município de Braga, Altino Bessa, e uma comitiva galega composta por Luis Jorge Álvarez Ferro, chefe territorial do Meio Rural da Junta da Galiza, Cristina Álvarez, Mario González e Silvia Pardo, da Expourense, e, ainda, Mary Carmen Otero e Julio Pérez, da Semana Verde.

“Temos uma grande partilha entre os expositores que estão na Galiza e os que estão cá. Vamos muitas vezes às feiras para permutarmos este tipo de serviços. Estamos a falar de uma área do território que não é muito grande, que é muito próxima do ponto de vista climático, o que faz com que a maior parte dos expositores trabalhe nos dois países”, esclareceu Carlos Silva, sublinhando que, ao nível de visitantes, é expectável que, com a aproximação da Semana Santa, os espanhóis estejam em força na 55ª edição da AGRO, que decorre até ao próximo domingo, no Altice Forum Braga.

A mesma convicção tem o vereador do Município de Braga, Altino Bessa. “Vamos entrar numa época em que os nossos principais visitantes são os galegos. Do ponto de vista turístico, os nossos principais clientes são espanhóis e, desses, galegos. Por outro lado, os portugueses também são um grande mercado para a Galiza”, reconheceu o vereador do Ambiente, acrescentando que este tipo de encontros serve de “aprendizagem” para a constante melhoria dos eventos em Braga e do outro lado da fronteira.

Com tradição de mais de duas décadas na AGRO, o Dia da Galiza é uma oportunidade para manter esta cooperação transfronteiriça entre a região e o Norte de Portugal. Uma união que Luis Jorge Álvarez Ferro quer reforçar. “A Galiza e, sobretudo, Ourense, são praticamente irmãos. Há uma grande tradição agrária que é semelhante entre as duas regiões”, atestou o chefe territorial do Meio Rural da Junta da Galiza, sublinhando que, ao nível de apoios europeus, “seremos mais fortes indo juntos”.

Ministra da Agricultura presente em conferência

O segundo dia da AGRO, também, ficou marcado pela conferência promovida pela Confederação Nacional da Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI), que contou com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes. A governante reconheceu que “a renovação geracional no setor está a ser feita lentamente”, mas “as políticas públicas pretendem inverter esta tendência”.

“Para trazermos os jovens para a agricultura, precisamos de garantir que esta é uma atividade rentável. Depois, que é mais tecnológica, preparada para os desafios que se colocam”, avançou Maria do Céu Antunes.

Idalino Leitão, presidente da CONFAGRI, aproveitou para mostrar as preocupações em relação ao setor, nomeadamente, “a renovação geracional no setor agrícola e a PAC”, que deu mote para a conferência.

O segundo dia da AGRO foi, ainda, preenchido por outros seminários e conferências, que refletiram, por exemplo, sobre o futuro agrário em Portugal ou pragas como a Xylella Fastidiosa, mas também ficou marcado por quase uma dezena de showcookings, alguns deles com momentos de provas e interação com os visitantes. As crianças das escolas do concelho voltaram a trazer vida aos corredores do recinto e os concursos pecuários e das raças autóctones concentraram dezenas de pessoas junto ao ringue de 300 metros quadrados, instalado no pavilhão.

+2584846

VISITANTES

+1121

EVENTOS

+238

CONGRESSOS

+416

ESPETÁCULOS

Conheça todos os eventos

Agenda

Conte connosco para a organização do seu evento

No Forum Braga encontra espaços e uma equipa com vários anos de experiência que vão tornar o seu evento inesquecível.

Parceiros de Negócio

Altice

 

Sagres

FORUM BRAGA

Um fórum moderno, interativo e ambientalmente sustentável, pensado e feito para as pessoas. Um ponto de encontro para negócio, cultura e com múltiplas valências para fazer sonhar e concretizar todo o tipo de experiências.

JÁ DISPONÍVEL | App Forum Braga

Contactos

Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves
4715 - 558 Braga
Ver Mapa
Obter Direções

T.: +351 253 208 230[chamada para rede fixa nacional]