Loading…
 +351 253 208 230 [chamada para rede fixa nacional]

Seis carnes DOP para saborear na 55ª edição da Agro

Seis carnes DOP para saborear na 55ª edição da Agro
Seis carnes DOP para saborear na 55ª edição da Agro

02 março 2023 | 00:00

Ler mais
  • Data: 02 março 2023 | 00:00

Descrição

A 55ª edição da AGRO – Feira da Agricultura, Pecuária e Alimentação vai trazer ao Altice Forum Braga, entre 30 de março e 2 de abril, um conjunto de tasquinhas com o melhor da gastronomia regional. Entre a oferta variada, um dos destaques vai para os restaurantes onde os visitantes poderão saborear seis tipos de carne de Denominação de Origem Protegida (DOP): Arouquesa, Barrosã, Marinhoa, Maronesa, Minhota e Mirandesa.

Inserida, sobretudo, na região de Entre Douro e Minho, a raça minhota é conhecida pela sua tripla aptidão. Além da carne com sabor pronunciado, é capaz de produzir leite e servir de recurso para trabalho agrícola, devido à sua personalidade dócil e de fácil maneio.

A raça Mirandesa, que provém da toponímia de Miranda do Douro, distingue-se, também, pela sua capacidade de tração para produção de trabalho, mas, mais do que isso, é conhecida pela qualidade da sua carne, que é a base da famosa “posta à mirandesa”. “Apesar da Denominação de Origem Protegida ser comercializada em duas categorias, vitela e novilho, a categoria de vitela assume praticamente a totalidade da carne comercializada”, explica a plataforma da Cooperativa Agro-Pecuária Mirandesa.

Numa área mais abrangente, a raça Arouquesa, que também é um ex-libris da gastronomia portuguesa, assume ainda uma excelente aptidão para a produção de leite. Estes bovinos, que pastoreiam pelas montanhas, estão presentes em 24 concelhos, mas é em Cinfães que se concentra um terço do efetivo.

Entre o rio e o mar, na região do Baixo Vouga, surgiu a raça Marinhoa, que se caracteriza pelas pastagens mais férteis em Portugal. É descrita pelas associações especializadas como uma carne “com características organoléticas distintivas, como a suculência e o sabor”.

O sabor é, ainda, o que torna a raça Barrosã, tão presente na região do Minho, um dos ex-libris da restauração local. Ainda a Norte do país, o mesmo acontece com a carne Maronesa, que tem como solar a serra do Marão, estendendo-se às serras de Alvão e Padrela.

Recorde-se que, à qualidade das carnes de origem certificada, a AGRO vai apostar em showcookings, que servirão como plataforma de divulgação de produtos regionais e endógenos dos expositores. A feira será, ainda, feita de um salão de alimentação, com azeites, chocolates, compotas, doçaria, conservas, queijos, produtos regionais, fumeiro tradicional e vinhos.

A partir do Norte e Centro do país, o pavilhão, no piso 1, do Altice Forum Braga vai contar com tasquinhas tradicionais, onde se poderá provar e comprar, por exemplo, os queijos da Serra da Estrela, a alheira de Mirandela, enchidos regionais do Varosa, bem como doces e frutas. Estarão lado a lado com espaços de bebidas, que tanto vão da poncha da Madeira à caipirinha, com sabores vindos do outro lado do Atlântico, chegando a um público, que se espera que seja cada vez mais multicultural.

“Vamos conseguir reunir uma vasta oferta gastronómica dentro dos 140 expositores que já estão confirmados nesta edição da AGRO. Será, com certeza, uma oportunidade para fazer uma viagem pelos sabores da região, mas também de outras zonas do país que aqui querem mostrar os seus produtos”, refere o administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva.

Os bilhetes para os quatro dias de feira já estão à venda nas bilheteiras do Altice Forum Braga e em Meo BlueTicket (https://blueticket.meo.pt/Event/8010/). A entrada é gratuita até aos 12 anos e, a partir dos 13 anos, custa 3,50 euros por dia.

+2601782

VISITANTES

+1146

EVENTOS

+241

CONGRESSOS

+428

ESPETÁCULOS

Conheça todos os eventos

Agenda

Conte connosco para a organização do seu evento

No Forum Braga encontra espaços e uma equipa com vários anos de experiência que vão tornar o seu evento inesquecível.

Parceiros de Negócio

Altice

 

Sagres

FORUM BRAGA

Um fórum moderno, interativo e ambientalmente sustentável, pensado e feito para as pessoas. Um ponto de encontro para negócio, cultura e com múltiplas valências para fazer sonhar e concretizar todo o tipo de experiências.

JÁ DISPONÍVEL | App Forum Braga

Contactos

Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves
4715 - 558 Braga
Ver Mapa
Obter Direções

T.: +351 253 208 230[chamada para rede fixa nacional]