Loading…
 +351 253 208 230 [chamada para rede fixa nacional]

55ª edição da AGRO espera mais de 40 mil visitantes

55ª edição da AGRO espera mais de 40 mil visitantes
55ª edição da AGRO espera mais de 40 mil visitantes

22 março 2023 | 00:00

Ler mais
  • Data: 22 março 2023 | 00:00

Descrição

A AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação vai regressar ao Altice Forum Braga, entre 30 de março e 2 de abril, com mais de 200 expositores espalhados por uma área de 25 mil metros quadrados. Durante os quatro dias do evento, são esperados mais de 40 mil visitantes. Com o apoio do Município de Braga, serão recebidas 2000 crianças das escolas do primeiro ciclo do concelho. “É a maior feira alguma vez feita”, regozijou-se o administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva, durante a apresentação do evento, que decorreu esta quarta-feira, 22 de março.

Uma das maiores feiras do setor agrícola chega à 55º edição com os clássicos concursos pecuários e restaurantes de carne com Denominação de Origem Protegida (DOP), que atraem milhares de pessoas, mas também volta a apostar em conferências e seminários que refletem sobre o futuro do setor e, ainda, nos showcookings, com cerca de 30 momentos previstos, orientados por jovens talentos e chefs conceituados.

Dos 30 setores representados no evento, a imponência das máquinas agrícolas e alfaias promete voltar a dar nas vistas. O recinto exterior do Altice Forum Braga vai acolher 450 máquinas agrícolas de mais de 50 marcas e fabricantes. “Temos a maior exposição de maquinaria agrícola do país. Não conseguimos integrar todas as empresas que queriam cá estar”, frisou o administrador executivo da InvestBraga.

Em relação à área animal, nomeadamente o setor leiteiro, a exposição e concurso da raça Holstein Frísia voltará a ser um dos destaques desta edição. Ao todo, serão mais de 60 vacas em exposição da raça Frísia. Depois, estão previstos mais oito concursos pecuários com mais de 300 animais em exibição. Segundo o diretor operacional da InvestBraga, José Olímpio, “o setor leiteiro é muito importante para atração de visitantes”. Este ano, a organização dá uma atenção especial ao bem-estar animal e “não haverá animais presos”, assegurou o responsável. Além disso, alunos de escolas profissionais da região vão “monitorizar de forma permanente” o gado presente no certame, acrescentou.

A 55ª edição da AGRO será, ainda, feita de um salão de alimentação, com azeites, chocolates, compotas, doçaria, conservas, queijos, produtos regionais, fumeiro tradicional e vinhos, para além de a área de restauração, onde estarão presentes seis restaurantes de carnes DOP e dezenas de tasquinhas de fumeiros e produtos regionais.

Em relação às demonstrações e degustações na cozinha, estas servirão de plataforma de divulgação dos produtos regionais e endógenos dos expositores presentes. “Queremos mostrar nos showcookings os produtos típicos, mas não vamos ter só carnes. Haverá pratos saudáveis, de peixe, doces, entre outros mais ou menos elaborados”, exemplificou o diretor comercial, Henrique Martins. 

Às áreas da restauração, maquinaria e concursos de pecuários, juntam-se, este ano, expositores com utilidades domésticas e bem-estar, a pensar nas famílias que acorrem em massa à feira. Dos colchões a aparelhos de cozinha, esta é uma nova aposta que diferencia a edição deste ano da feira.

Entre os cerca de 30 setores representados estão, também, a agricultura biológica, agroquímicos e fertilizantes, análises laboratoriais, bancos e companhias de seguros, editores e imprensa especializada, embalagens, energia, energias renováveis, entidades e organismos oficiais, ensino e investigação ligados ao setor, estufas, florestas, floricultura, genética animal, horticultura, jardinagem, plantas e viveiros, madeiras tratadas e vedações, nutrição animal, olivicultura, orizicultura, peças e acessórios para fins agrícolas, pecuária, serviços de suporte, sementes e sistemas de rega.

Globalmente, “nesta edição, temos mais conferências, mais seminários e mais degustações e showcookings. É o programa mais completo de sempre. Vai ser uma feira intensa”, atestou Carlos Silva, sublinhando que a ideia é que os visitantes “vivam uma experiência” durante o período que circulam pelo recinto.

Este ano, quem assistir às conferências - de entrada gratuita - e ficar até ao fim das sessões, receberá um convite para entrar no recinto da feira e ficar a conhecer os expositores e todas as atividades paralelas. Além disso, terá oportunidade de ver todos os cartazes da feira, desde 1968, que estarão em exposição.

Referência no Norte

Esta é uma das mais importantes feiras de agricultura do Noroeste Peninsular, sendo a mais importante feira de agricultura, pecuária e alimentação do Norte de Portugal. É a única feira portuguesa a integrar a Eurasco – European Federation of Agricultural Exhibitions and Show Organizers. A AGRO faz ainda parte das feiras acreditadas pela UFI – The Global Association of the Exhibition Industry, sendo todos os seus dados estatísticos (entradas, metros alugados, número de expositores) devidamente atestados.

Viajar de comboio e autocarro dá descontos

A AGRO quer assumir-se como uma feira cada vez mais sustentável. Dessa forma, nesta edição, a AGRO vai permitir a entrada gratuita de clientes da CP que apresentem o bilhete ou comprovativo de aquisição (portadores do cartão SIGA), com a data de compra no período de 29 de março a 2 de abril. Por outro lado, quem adquiriu o bilhete para a Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação, terá direito a um bilhete promocional de comboio, no valor de dois euros, ida e volta, válido para viagens nos comboios Urbanos do Porto (linhas de Braga, Marco de Canaveses, Guimarães e Aveiro), nos dias do evento. Haverá, ainda, um desconto de 30% nos comboios InterRegionais e Regionais, válido para viagens entre os dias 29 de março e 3 de abril.

No que se refere aos Transportes Públicos de Braga (TUB), durante o fim de semana, 1 e 2 de abril, os TUB terão linhas especiais até à feira, das 14 às 19 horas, a partir do E.Leclerc e do Minho Center, pelo valor de um euro, ida e volta. Quem apresentar o bilhete de autocarro à entrada do recinto, terá um desconto de 50% no ingresso para a feira.

Os bilhetes para os quatro dias de feira já estão à venda nas bilheteiras do Altice Forum Braga e em Meo BlueTicket (https://blueticket.meo.pt/Event/8010/), sendo esta última a opção de compra mais barata. A entrada é gratuita até aos 12 anos e, a partir dos 13 anos, custa 3,50 euros por dia.

Toda a informação sobre a AGRO pode ser consultada em www.forumbraga.com/Feiras/Agro.

+2584846

VISITANTES

+1121

EVENTOS

+238

CONGRESSOS

+416

ESPETÁCULOS

Conheça todos os eventos

Agenda

Conte connosco para a organização do seu evento

No Forum Braga encontra espaços e uma equipa com vários anos de experiência que vão tornar o seu evento inesquecível.

Parceiros de Negócio

Altice

 

Sagres

FORUM BRAGA

Um fórum moderno, interativo e ambientalmente sustentável, pensado e feito para as pessoas. Um ponto de encontro para negócio, cultura e com múltiplas valências para fazer sonhar e concretizar todo o tipo de experiências.

JÁ DISPONÍVEL | App Forum Braga

Contactos

Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves
4715 - 558 Braga
Ver Mapa
Obter Direções

T.: +351 253 208 230[chamada para rede fixa nacional]