Inovação, sustentabilidade e gastronomia marcam terceiro dia da AGRO
O terceiro dia da AGRO - Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação ficou marcado por uma programação diversificada que cruzou conhecimento técnico, reflexão sobre o futuro do setor e valorização dos produtos locais, atraindo milhares de visitantes ao Forum Braga.
A manhã arrancou com o seminário “Do Japão para Portugal, o melhor aço para as melhores ferramentas de poda”, seguido de uma reflexão sobre “O castanheiro do futuro – desafios emergentes e oportunidades”, promovendo o debate em torno da inovação, da adaptação às alterações climáticas e da sustentabilidade agrícola. A tarde ficou ainda marcada pela sessão dedicada à “Agricultura sintrópica – um possível caminho para um futuro mais abundante”, reforçando a importância de modelos regenerativos para o setor.
Em paralelo, o espaço de showcooking trouxe uma forte componente de promoção da alimentação saudável e dos produtos regionais. Destaque para a sessão “Couves com feijão e broa – carta para uma alimentação saudável e sustentável”, acompanhada por harmonização com vinhos, o workshop “Fruta com criatividade”, dirigido por Moisés Silva, e a apresentação de “Compota e licor de laranja de Amares”, evidenciando a riqueza gastronómica e o potencial de valorização dos produtos locais.
Ao longo do dia, o público respondeu de forma muito positiva às diferentes iniciativas, com forte participação de famílias, estudantes e profissionais do setor, consolidando a AGRO como um espaço de proximidade entre produtores e consumidores.
Segundo Sandra Vaz, diretora comercial da InvestBraga “estes primeiros dias têm sido muito positivos, com forte adesão do público profissional e uma participação crescente, acompanhando e até superando os números do ano passado”. A responsável destacou ainda que a feira tem promovido momentos de reflexão e debate sobre o futuro do setor, ao mesmo tempo que reforça a ligação com o público mais jovem, sublinhando que “foram mais de três mil crianças que nos visitaram nos primeiros dias, o que é fundamental para aproximar as novas gerações do mundo rural”.
A responsável acrescenta que as expectativas para o fim de semana são elevadas, antecipando uma maior afluência de público: “é tradicionalmente quando recebemos mais visitantes, e esperamos casa cheia, com condições para que todos possam usufruir da feira”.
Para José Olímpio, diretor de operações da InvestBraga “este terceiro dia reflete bem a missão da AGRO: aproximar a sociedade do setor agrícola, promovendo conhecimento, inovação e a valorização dos nossos produtos”.
A AGRO - Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação prossegue até 29 de março, com um programa que continua a apostar na promoção do setor agrícola, na educação alimentar e na dinamização económica da região.