Loading…
 +351 253 208 230 [chamada para rede fixa nacional]

Dance World Cup: O entusiasmo faz a Parada!

Dance World Cup: O entusiasmo faz a Parada!

O descerramento das grandes finais de dança do mundo, o Dance World Cup, está em contagem decrescente! Braga prepara-se para a Parada que marca a Cerimónia de Abertura, a decorrer no centro da cidade, na sexta-feira, dia 30 de junho, anunciando todas as equipas e nacionalidades a competir. 

7500 bailarinos, o maior número de sempre reunido na competição Dance World Cup (DWC), abrirão a cerimónia com uma parada no centro da cidade, a iniciar na Praça do Município e terminar na Avenida Central, a partir das 19h00, no dia 30 de junho. O emocionante desfile de que Braga ainda bem se lembra, trará às ruas a diversidade das várias nacionalidades representadas pelas equipas, que brandirão as suas bandeiras, equipamentos e muito entusiasmo, saindo por último as equipas portuguesas, costume dos anfitriões. Assim, está convidada toda a cidade a ver o desfile e a concentração final na Avenida Central da Cidade de Braga.

Em 2019, esta parada teve a participação de mais de 40 mil pessoas, que desfilaram, cantaram e rufaram tambores para marcar o arranque desta que é a maior celebração da dança do mundo. 

No ponto final, no centro da cidade, com a presença do presidente do Município de Braga e InvestBraga, Ricardo Rio, será declarada aberta a competição, onde os representantes de cada país subirão ao palco. O evento termina às 21h00, com a atuação de DJs. 

John Grimshaw, presidente da Dance World Cup, saúda todos os atletas que se deslocam a Braga para as finais desta competição. “Estamos encantados por voltar a Braga para as finais de 2023. Gostaríamos de agradecer ao senhor presidente do município, Ricardo Rio, ao Altice Forum Braga e ao Theatro Circo pela sua contribuição na organização deste evento, que permanece a maior competição de dança de todos os géneros. Esperamos que aproveitem a competição e a hospitalidade de Braga”.

O Dance World Cup, a decorrer entre 30 de junho e 8 de julho, terá palco no Theatro Circo e Altice Forum Braga (no grande auditório e pavilhão, albergando cerca de 3000 lugares para os espectadores), reunindo as modalidades do ballet clássico, contemporâneo, hip-hop, street dance, acro dance, jazz, sapateado, comercial, folclore nacional e as danças de salão, um evento patrocinado por Ballet Rosa, uma empresa vimaranense de produção de vestuário de ballet artesanal de design artístico.

A premiação sucede-se a cada sessão. Em 2022, Portugal conquistou o terceiro lugar na classificação, arrecadando 15 medalhas de ouro, 12 de prata e 9 de bronze. Os primeiros lugares do pódio foram atribuídos à Inglaterra e Espanha.

Este ano a organização oferece mais de 250. 000 euros em bolsas de estudo, tutorias e escolas de verão para os vencedores da competição, pagas na íntegra. Serão ainda premiados os vencedores “envelope dourado”, da categoria infantil e júnior, com fins-de-semana de formação com os melhores professores de dança do mundo. As academias The Bighton Academy, London Studio Centre, The Dang e Performers, em Inglaterra, Elephant in the Black Box, em Espanha, e TT Stage, em Itália, receberão os alunos vencedores.

Portugal é o segundo país com maior presença nas finais do DWC, logo atrás de Inglaterra, com participação nas diversas modalidades, nas categorias infantil e júnior, solos e em grupos.

Atletas de 50 países marcam esta edição, sendo eles: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, China, Colômbia, Croácia, República Checa, Egito, Escócia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Estónia, França, Gibraltar, Guernsey, Hong Kong, Hungria, Islândia, India, Inglaterra, Irlanda, Irlanda do Norte, Israel, Itália, Jersey, Macau, Malásia, México, Moldávia, Marrocos, Países Baixos, País de Gales, Polónia, Portugal, Roménia, Sri Lanka, Suíça, Taiwan, Turquia, Ucrânia e Venezuela.

Para além das competições, serão ministradas várias masterclasses, como a palestra de coreografia lecionada por um dos juízes, Richard Wherlock, assistido por Ayako Nakano e Alecsia Maria Lazarescu, vencedora Prix de Lausanne deste ano, a decorrer no Theatro Circo, dia 7 de julho. 

*As imagens em anexo são da edição de 2019. O Mapa diz respeito ao percurso da Parada de 2023

+2584846

VISITANTES

+1121

EVENTOS

+238

CONGRESSOS

+416

ESPETÁCULOS

Conheça todos os eventos

Agenda

Conte connosco para a organização do seu evento

No Forum Braga encontra espaços e uma equipa com vários anos de experiência que vão tornar o seu evento inesquecível.

Parceiros de Negócio

Altice

 

Sagres

FORUM BRAGA

Um fórum moderno, interativo e ambientalmente sustentável, pensado e feito para as pessoas. Um ponto de encontro para negócio, cultura e com múltiplas valências para fazer sonhar e concretizar todo o tipo de experiências.

JÁ DISPONÍVEL | App Forum Braga

Contactos

Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves
4715 - 558 Braga
Ver Mapa
Obter Direções

T.: +351 253 208 230[chamada para rede fixa nacional]